quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Coluna Semanal: Professora Aline - 19/10 a 25/10

As novas tecnologias de um
"novo mundo velho"!


É inegável que a modernidade trouxe inúmeras transformações à vida das pessoas. Desde os direitos humanos, à invenção da TV, do fantástico e prático controle remoto, às tecnologias de informática (Internet) e de comunicação (transmissão analógica e, a mais recente, a digital). Mas trouxe, também, poderosas bombas, granadas, mísseis - armas químicas com enorme poder de destruição em massa. Lógico que nem todos os avanços foram bons e trouxeram felicidade, prosperidade, para a humanidade. Sem dúvida, não. Porém, junto com todos esses acontecimentos veio a popularização dos meios de comunicação e a "democratização" da informação.
Steve Jobs, o co-fundador da Apple, que faleceu semana passada, aos 56 anos, vítima de um cancer  pancreático,foi um dos grandes responsáveis pela implantação da tecnologia em nosso cotidiano. O homem que transformou os hábitos de consumo de uma geração, ao lançar produtos como o iPod, o iPhone ou o iPad, mudou formas de diversão e de lidar com a informação na sociedade mundial. Inventou praticamente o mercado dos computadores pessoais ao lançar o Apple II, em 1977. O âmbito da música digital ganhou fôlego com duas inovações do empresário: o tocador de música iPod e a loja virtual iTunes, onde os internautas podem descarregar músicas de forma legal, no início dos anos 2000.
O mundo dos telemóveis também nunca mais foi o mesmo desde a invenção do iPhone, em 2007. Por último, Jobs também deixou sua marca no mercado dos tablets, ao lançar o iPad em 2010.Conhecido pela sua tela sensível ao toque, o aparelho foi mesmo considerado como “a coroação de sua carreira de empresário e inventor”.
A importância das tecnologias de informação e de comunicação tem aumentando de maneira exponencial nos últimos anos. Hoje, elas estão presentes em todas as veias da vida cotidiana. Sem tecnologia, os governos não podem funcionar corretamente, hospitais e fábricas não podem operar e salários não podem ser pagos, apenas para dar alguns exemplos. Essas tecnologias desempenham um papel fundamental na sociedade moderna e contribuem de forma significativa para a resolução de importantes desafios para uma sociedade que quer ser mais próspera, internacionalmente competitiva, saudável, segura e sustentável.
Assista aos vídeos abaixo e pense sobre o futuro. Será que as máquinas dominarão o mundo?  Será que você está “antenado” com as novas tecnologias? Estamos prontos para tantas novidades?

Novas tecnologias (Fantástico - 2010)



Novidades tecnológicas (Jornal Nacional - 2008)

Você sabia? (Did you know? - 2008)