quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Coluna Semanal: Professor Jorge - 26 a 31/10

Estudar para tirar nota e esquecer ou estudar para aprender e nunca mais esquecer?

Estamos vivendo em uma época que tudo virou descartável, sacolas de supermercado, embalagens que antigamente eram retornáveis, hoje são descartáveis e acabam poluindo o meio ambiente, antigamente as pessoas compravam óleo de cozinha em litro, mas tinha que levar uma garrafa vazia para encher, com o leite era a mesma coisa, para o pão a gente deixava uma sacola de pano na janela e o padeiro entregava o pão de madrugada, até mesmo o lixo, cada casa tinha uma lata de lixo que não era jogada fora enquanto não estivesse realmente sem condições de uso, o lixeiro passava e despejava o lixo no caminhão e deixava a lata, inclusive alguns cachorros de rua costumavam virar as latas, daí o termo “vira lata” para cachorro sem raça ou pedigree.
No embalo do tudo descartável, o conhecimento também virou descartável.
Hoje em dia é muito comum alunos e até mesmo os pais perguntarem quais vão ser as aulas que vão cair na prova, como se aquilo que já estudou e aprendeu pudesse ser esquecido e não pudesse mais ser cobrado em uma prova.
Isso é mais ou menos igual um pedreiro que ao construir um edifício, coloca os alicerces e depois que o engenheiro vistoriou a obra, ele retira o alicerce e coloca a camada de tijolos, depois que o engenheiro olha as camadas de tijolos, o pedreiro retira as camadas de tijolos e começa a colocar a massa de reboque, e depois que o engenheiro avalia o serviço o pedreiro joga fora o reboque e no final vai tentar pintar a parede que não está lá porque jogou tudo fora, do mesmo jeito que muitos alunos jogam fora, tudo o que estudou no primeiro bimestre, segundo bimestre, terceiro bimestre e no final do ano quer pintar sem ter o que pintar.
Para construir um edifício bem sólido e seguro, o pedreiro deve construir um alicerce bem firme, não jogar fora o alicerce e construir a parede em cima dele, a parede depende do alicerce, depois de fazer a parede, não pode jogar a parede fora, para colocar a massa de reboque tem que ter a parede, e para fazer as instalações elétricas e hidráulicas, janelas, portas e pintar, tudo ainda tem que estar lá, só assim a construção fica pronta, senão vira um amontoado de coisas sem organização nem sentido, uma bagunça geral.
É por esse motivo que é comum vermos pessoas que não estudaram tanto competirem em igualdade com alunos que estudaram durante muito tempo, e em muitos casos o que não estudou sai vencendo o que estudou, pois se quem estudou esqueceu o que foi estudado, tem a mesma quantidade de conhecimento que alguém que nunca estudou.
Se aquilo que você já fez uma prova puder ser esquecido, então por que estudar? Se isso fosse correto, seria muito mais inteligente ir direto para a última prova do último ano, economizaria muito esforço e tempo, pois se todas as coisas que forem estudadas puderem ser esquecidas, quando você chega no último ano, não sabe nada dos anos anteriores e para quê serviu então?
Se você é uma pessoa que acha normal poder esquecer o que aprendeu, cuidado!!! Isso não é normal, isso é um erro muito grande e que deve ser corrigido, se quiser construir o conhecimento não pode jogar o que foi construído, pois as coisas que aprendemos podem e devem ser relacionadas e amarradas, formando um conhecimento sólido e só assim verdadeiramente você pode dizer: aprendi!